segunda-feira, 17 de março de 2008

4 meses, 3 semanas e 2 dias

Vida de curioso às vezes não é nada fácil. Você fica querendo ver tudo, o tempo é curto e não dá para quase nada... aí você precisa escolher o que ver primeiro... e neste momento entra a indecisão. Curiosa e indecisa. Eu não era assim! Mas fiquei!!!

Por curiosidade resolvi assitir ao filme e não me arrependi. O filme é escuro, seco, frio e feio. Ângulos às vezes confusos e embaçados e tudo isso com um clima tenso, nervoso e incômodo, como o assunto tratado. Aborto.

Esta é a estória de duas amigas que vivem na Romênia em 1987 em uma república para universitárias. Uma delas está grávida e opta por um aborto. Numa sociedade onde até mesmo cigarros e sabonetes são adquiridos em um 'mercado paralelo'.

Gabita conta com a ajuda de Otilia, que fica encarregada de todos os 'preparativos', e isso inclui ajudar a conseguir o dinheiro necessário. Estamos no século 21 (eu sei!!! o filme se passa ainda no século 20), todos preocupados com o meio ambiente, avanços gigantescos, e alguns até mesmo inimagináveis, em todas as áreas, e ainda hoje a mulher não é a dona de seu corpo. O que torna uma situação como esta infinitamente mais traumatizante e perigosa.

É imposto a estas duas mulheres um terror psicológico e uma tensão intermináveis, e o filme consegue nos passar estas sensações. A impressão que temos é que o filme está nos contando acontecimentos não apenas de algumas horas... mas de 4meses 3semanas e 2dias... torturante.

Isso ajuda a mostrar como em certos casos a humanidade, tão moderna, ainda está na idade da pedra. Vivemos cercados por pobreza, pessoas que vivem sem o básico, sem direitos ou dignidade, crianças que trabalham ou mendigam na rua... mas aborto é crime.

A forma como é filmado nos aproxima dessas mulheres. Você pode gostar ou não do filme, mas com certeza não vai ficar intocado por ele. Vale dizer que o filme levou a Palma de Ouro em 2007.



http://www.mininova.org/tor/1120745
http://www.mininova.org/tor/1122028

2 comentários:

yanZito disse...

Abandonou o blog é?

:P


bjos!!

Anônimo disse...

Oi!
Vc vai falar desse release aki?

http://thepiratebay.org/tor/4113675/Grindhouse_-_Theatrical_Cut_(2007)

Bjaum!

 
item